quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Retrospectiva Literária: Machado de Assis e Guimarães Rosa

2008 aproxima-se do fim. E antes que ele acabe, recordemos os grandes eventos que marcaram este ano. Porém, ao contrário das famosas retrospectivas, que recuperam todas as histórias do ano que passou; focaremos apenas uma história. Na verdade, duas grandes histórias!

Curiosamente, este ano comemoramos dois centenários. Um de vida e outro de morte de dois mestres da Literatura Brasileira e quem sabe da Literatura Universal. São eles Guimarães Rosa e Machado de Assis. Mas onde está a curiosidade disso, pergunta o leitor. Está no fato de que quando morria um, nascia outro! Macabro, não? Entretanto, a idéia me parece valida, penso que até digna de um romance: é como se a grande literatura que tanto Machado como Rosa produziram jamais desapareceu ou morreu concretamente.

Mas não será sobre isso que a nossa retrospectiva literária falará. E sim, sobre a eternidade da vida e da morte que ambos materializaram em suas obras, transformando histórias em Histórias Imortais e palavras em Palavras Inesquecíveis!

Nenhum comentário:

Espaço para uma crônica

  A noite do barulho   Era 1h50 da manhã de sexta-feira quando fui dormir. Um pouco tarde, eu sei, mas o sono tem se atrasado ultimament...