sábado, 26 de janeiro de 2013

Diário de um TCC

Trabalho de Conclusão de Curso ou TCC é um trabalho acadêmico obrigatório em quase todas as graduações e pós-graduações, além de ser exigindo nos cursos técnicos (leia ETEC) também. O TCC é, em linhas gerais, a resposta para um problema, ou seja, você irá pesquisar um tema de seu interesse e esta investigação será apresentada na forma de uma monografia.


É importante dizer que este trabalho deve respeitar uma serie de normas como ABNT, no que se refere à formatação da monografia; assim como na própria estruturação do texto que deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusãoLendo isso, pode parecer simples, fácil! NÃO! Não é fácil! Especialmente se você nunca fez um TCC. Agora se você já fez um, a situação torna-se um pouco mais simples! (será?)
 
 
 
 
Esta que vos escreve já escreveu uma monografia. E isso aconteceu em 2002, 2003. Foi um trabalho intenso, estressante, mas, admito, foi bom. Muito bom! Tenho por este TCC, ou TGI (Trabalho de Graduação Interdisciplinar), um grande carinho. Costumo dizer que ele é o meu bebê, pois seu nascimento se aproximou muito de uma gravidez. Porém, foi uma gravidez de ideias, de palavras.
 
 
 
 
Agora, passado dez anos (nossa!) aqui estou eu escrevendo mais um TCC, mais uma monografia e como na primeira vez com o mesmo assunto: LITERATURA. Mas há uma pequena diferença: vou registrar aqui no Palavra Escrita o percurso de escrita deste TCC e, se eu não ficar louca antes (rsrsr), comentar sobre a primeira monografia.
 
 

 
Espero sinceramente que este diário me ajude a não enlouquecer e, principalmente, a mostrar que escrever é um trabalho que exige pesquisa, estudo, concentração e muita paixão!

2 comentários:

Joakim Antonio disse...

Gostei, o meu é só ano que vem.

Acompanhando :)

Beijo e boa sorte!

Cláudia Dans disse...

oi Joakim!

obrigada e boa sorte no seu também! :D

beijos

Espaço para uma crônica

  A noite do barulho   Era 1h50 da manhã de sexta-feira quando fui dormir. Um pouco tarde, eu sei, mas o sono tem se atrasado ultimament...