domingo, 27 de janeiro de 2013

Diário de um TCC: dia 1

Domingo frio e chuvoso em São Paulo. Nem parece verão e sim um friozão. Mas independente do clima, lá vamos nós fazer o nosso TCC, cujo assunto é: LITERATURA.
 
Por mais que eu tente seguir por outro caminho, a Literatura sempre me atrai, sempre me seduz... tornando-se impossível não estuda-la! Foi assim na primeira monografia, em que estudei o conto “O ovo e a galinha”, de Clarice Lispector. E é assim nesta, em que pesquiso o romance de Bernardo Carvalho O sol se põe em São Paulo.
 
O que há em comum entre os dois TCC: ambos são sobre Literatura. E mais do que isso, ambos são sobre Literatura Brasileira, e Literatura Brasileira Contemporânea. Alguns dirão que Clarice é da 3º geração Modernista e que Bernardo é Contemporâneo. E já outros dirão que os dois autores são da chamada Literatura Pós-Moderna Brasileira. Mas a questão aqui não é de que momento literário eles são, mas sim por que os escolhi como objeto de estudo.
 

 
Imagem do Museu da Língua Portuguesa/São Paulo

 
No posto anterior disse que realizar um TCC é dar uma resposta para um problema. E qual seria o problema destes dois autores? São difíceis de ler? (Para quem não gosta de ler deve ser mesmo, né leitor detesto ler literatura). A questão não é a leitura, e sim o quanto da reflexão do fazer literário está presente nas obras destes dois escritores.
 
 
 
 
In: A legião estrangeira. Ática
 
 
Ainda que tenha sido motivada por uma coisa simples que era lecionar espanhol e analisar a presença do fantástico espanhol no conto clariciano poderia ser a porta de entrada; à medida que estudava, lia e relia o “O ovo e a galinha”, percebi que ali não estava só um universo repleto de magia, de maravilhoso e de fantástico. Aquele conto, que recomendo e que pode ser encontrado facilmente na internet; era a reflexão de um trabalho, o do fazer Literatura.
 
 
Passado dez anos, estou eu aqui novamente perseguindo o fazer da Literatura. Porém, não mais no conto, mas sim no romance. Não mais Clarice, mas sim Bernardo.
 
 
 
E como escolhi Bernardo Carvalho como objeto de estudo? Isso eu deixo para a próxima postagem, pois agora eu vou estudar! Até lá!

Nenhum comentário:

Espaço para uma crônica

  A noite do barulho   Era 1h50 da manhã de sexta-feira quando fui dormir. Um pouco tarde, eu sei, mas o sono tem se atrasado ultimament...