segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

2009 chegou! E com ele, o primeiro texto do Ano Novo. Ainda sobre Machado e Guimarães.

Nas duas últimas postagens de 2008, falei sobre dois autores significativos e primordiais da Literatura Brasileira, e quem sabe, Universal! Machado de Assis e Guimarães Rosa, que por um designo do destino, aniversariaram em 2008, porém foram lembrados de modos distintos.

Machado, o bruxo do Cosme velho, ganhou várias reportagens especiais em revistas e jornais, uma exposição no Museu da Língua Portuguesa e a adaptação para TV de um dos seus textos mais conhecido: Dom Casmurro, feita pela Rede Globo. Vale destacar também da adaptação, pela Rede Record, do conto “Os óculos do Pedro Antão”.
*
Essas homenagens foram ótimas oportunidades de mostra para o grande público a obra de machadiana! Além de ser uma bela desculpa para se falar de Literatura e levar a grande Literatura para as massas!
*
Já Guimarães Rosa... Confesso que vi apenas três especiais sobre o autor de Sagarana. Um, no canal a cabo, MultiShow, que apresentou um documentário feito por Pedro Bial, e a adaptação de Grande Sertão: Veredas, feito pela Rede Record. Nesta adaptação da Record, a história de Riobaldo e Diadorim ganha vida na tela, intercalado pela fala de estudiosos da literatura, críticos literários e familiares do autor mineiro. Na imprensa, Guimarães Rosa foi destaque na revista Discutindo Literatura. Já nos jornais, não vi ou li nada sobre ele.

E é dessa forma diferente de tratamento que mais me chama atenção. É com se o aniversário de morte fosse mais importante do que de nascimento. Será que o primeiro é mais importante que o outro? Será que a linguagem rosiana é muito difícil para ganhar o devido destaque do que a de Machado? Será que os mistérios da morte são mais interessantes que os mistérios da vida? Ou será que autor morto é que é autor bom?
*
Uma vez ouvi dizer que autor bom é autor morto!

E você, caro leitor, o que pensa sobre isso? Será que há realmente diferenças entre morte e vida ou será que tudo isso não passa de loucos delírios desta que vós fala?
*
*
*
*
*
PS: Leitor, participe!

Nenhum comentário:

Espaço para uma crônica

  A noite do barulho   Era 1h50 da manhã de sexta-feira quando fui dormir. Um pouco tarde, eu sei, mas o sono tem se atrasado ultimament...