quinta-feira, 7 de outubro de 2010

E o Nobel de Literatura vai para... Mario Vargas Llosa!!!!!

Hoje, em Estocomo, a Academia Sueca anunciou o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2010: o escritor peruano Mario Vargas Llosa.

Autor de obras como A casa verde (1966), A guerra do fim do mundo (1981), Lituma nos Andes (1993), Cartas a um jovem escritor (1997), Travessuras da menina má (2006), entre outros. Em novembro, sai em todos os países de língua espanhola seu novo livro: El sueño del Celta.

Nessa nova obra, o escritor peruano narra a vida do irlandês Roger Casement (1864-1916), diplomata britânico que denunciou os abusos cometidos durante a colonização no Congo belga e posteriormente no Peru, no processo de extração da borracha do Amazonas. Segundo o site Entretenimento, do portal UOL, Llosa descobri Casement, homossexual que também lutou pela independência da Irlanda e acabou condenado a morte, lendo uma biografia do escritor britânico Joseph Conrad.

E é por causa de histórias assim, que o peruano ganhou o Nobel deste ano. De acordo com o comitê sueco, Llosa recebeu o prêmio "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual". Definitivamente, uma grande vitória! E também uma boa indicação para se descobri a Literatura Hispano Americana! (Eu recomendo!)

Ano passado, o Nobel de Literatura foi para alemã Herta Mueller, cuja obra fala sobre a paisagem dos desfavorecidos.

Nenhum comentário:

Espaço para uma crônica

  A noite do barulho   Era 1h50 da manhã de sexta-feira quando fui dormir. Um pouco tarde, eu sei, mas o sono tem se atrasado ultimament...