segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Redescobrindo antigos sonhos

De repente, não mais que de repente, antigos sonhos reaparecem, como num passe de mágica. Pode aparecer uma grande bobagem, mas a ideia de escrever uma história ressurgiu.

Devia ter uns 11, 12 anos, não me lembro direito, quando (isso eu me lembro) comprei um caderno espiral para escrever um livro, um livro de aventura espacial. Antes disto, recordo que tinha um caderno de brochura, onde escrevi alguns contos e poesias. Se não me engano, escrevi uns 3 ou 4 contos, e varias poesias com temas variados. Porém, por algum motivo que desconheço apaguei esses textos. Sim! Eu os APAGUEI! Usei uma borracha e apaguei todos, sem arrependimento nenhum. Mas será que não me arrependi mesmo?

Analisando friamente a situação, admito: me arrependo sim! Gostaria de reler esses textos, de rever a minha escrita, minhas ideias de mundo, enfim, de reencontrar a autora que fui, ou que tentava ser. Quanto ao romance, este nunca ganhou o papel! Devo ter escrito algumas linhas, mas não passou de um sonho que morreu antes de se tornar realidade.

Entretanto, passado quase 20 anos, a escritora reaparece mais determinada e apaixonada do que nunca pela escrita e por histórias. E como mais feliz do que nunca!

Durante a faculdade, numa das minhas pesquisas pela internet, descubro um site cuja autora escrevia história com as personagens da Marvel Comics. Essas narrativas, chamadas de fanfictions, focavam especialmente os X-men. Inicialmente achei bobas essas histórias, mas à medida que ia lendo me tornei fã não só dos textos como da autora, Eneida. Tempos depois, agora já formada, encontro no maior site de relacionamento, Orkut, com várias comunidades que têm um objetivo simples: escrever fanfictions com os heróis dos quadrinhos, dos filmes, dos seriados da TV, etc. até banda de rock pode servir de inspiração para essas narrativas escritas por fã (daí o nome).

Entretanto, nunca me atrevi a escrever algo do gênero, porque me faltava coragem e, principalmente, inspiração. Além disso, a narração nunca foi o meu gênero textual preferido, na hora da escrita, contudo, isso mudou. Desde ontem, está no ar no Orkut uma fanfic de minha autoria. Ela surgiu a partir de uma fanfic escrita pela Eneida, protagonizada pelos heróis mutantes. Assim com no texto da Eneida, os personagens são os mesmos, mas o olhar é outro. Não há lutas, batalhas ou viagens intergalácticas como nos quadrinhos dos X-men. Há apenas uma boa história, como penso que toda história deve ter.

Até agora quem a leu diz que está boa, legal, ótima, etc. etc. etc. confesso que estou animada com os comentários e com a recepção dos leitores. É como se o antigo sonho, ressurgisse remodelado e ganhasse concretude, existência plena. De repente, o desejo de ser escritora tornou-se real. Claro que estou longe do mercado, da critica especializada, das entrevistas e do retorno financeiro, mas sinceramente, isso é ó que menos importa. O importante agora é escrever e encantar, porque o resto... apaga-se com borracha.




Para quem tem Orkut e quiser ler a fanfiction O DESEJO e outras fanfics, clique aqui e aqui.E para ler as da Eneida, entre aqui.

2 comentários:

Ellen A. disse...

sinceramente, confesso que estou curiosa pela fanfic, apesar da falta de tempo por causa da escola e algumas ocupações, tentarei ler assim que possível, adorei o finalzinho do seu post: "porque o resto... apaga-se com borracha"
parabéns pelo blog, mto bom. :)

Cláudia Dans disse...

Reticências!!!!

eu tb gostei do final do meu post!!!!!!! rsrsrsr


beijos

Espaço para uma crônica

  A noite do barulho   Era 1h50 da manhã de sexta-feira quando fui dormir. Um pouco tarde, eu sei, mas o sono tem se atrasado ultimament...